Publicidade

4 dicas para restituição do Imposto de Renda

Isabella   |   25-03-2023   |   Economia

Ficar em dia com o leão é uma obrigação dos brasileiros a cada ano que passa. Portanto, esse artigo vai te ajudar com 4 dicas para restituição do Imposto de Renda.

De acordo com os especialistas, a palavra de ordem é organização. Abaixo, você confere os conselhos de Gustavo Cerbasi, referência em inteligência financeira e sócio da plataforma de planejamento financeiro SuperRico. O profissional elencou as dicas em entrevista ao site Valor Investe.

Publicidade

4 dicas para restituição do Imposto de Renda

restituição do imposto de renda

(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Autodeclaração

Segundo Gustavo, o ideal seria que o próprio contribuinte fizesse a declaração do IR, principalmente para ter clareza sobre os gastos. Vale lembrar que deve prestar contas quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. O programa da Receita Federal já está disponível para download.

Publicidade

Possibilidades

É importante ficar de olho em alternativas para abater em até 6% impostos que você teria de pagar. Por exemplo, por meio de deduções legais obtidas em contribuições filantrópicas para entidades de proteção à infância, Fundo do idoso e Fundo Nacional de Cultura.

Previdência

De modo geral, despesas com gastos médicos, dependentes e educação são outras possibilidades de abatimento fiscal e diminuição da base de cálculo do IR. Isso, claro, se o contribuinte tiver os comprovantes. Ademais, a contribuição ao INSS e previdência privada também entram nesse grupo. Aliás, a previdência, segundo especialistas, pode servir como uma espécie de “poupança a longo prazo”.

Dedução diferente

Uma alternativa diferente é para quem sofreu perdas em fundos de investimentos. A pessoa pode deduzir parte dos valores da base de cálculo do IR. Neste caso, se o contribuinte, após o desempenho negativo, decide migrar para outro fundo da mesma Pessoa Jurídica e Regime Tributário, há como abater perdas por meio de ganhos futuros. Os detalhes, contudo, valem ser consultados com cada corretora de valores ou banco.

E aí, gostou das dicas para restituição do imposto de renda? Para mais notícias, siga acessando Jornal Manchete!

Publicidade

 

Posts relacionados
Veja como está economia do Brasil comparada com outros países
Veja como está economia do Brasil comparada com outros países A primeira projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) indica
Veja o calendário do Auxílio Brasil 2023
Veja o calendário do Auxílio Brasil 2023 Se você é beneficiário do Auxílio Brasil e ainda tem dúvidas
Consulte o valor do seu IPVA 2023
Consulte o valor do seu IPVA 2023 O início do ano é sempre a mesma novela de dívidas e boletos sem
Veja 7 carros hatches que serão lançados em 2023
Veja 7 carros hatches que serão lançados em 2023 Se você está pensando em trocar de carro e curte os modelos