Publicidade

4 dicas para restituição do Imposto de Renda

Ficar em dia com o leão é uma obrigação dos brasileiros a cada ano que passa. Portanto, esse artigo vai te ajudar com 4 dicas para restituição do Imposto de Renda.

De acordo com os especialistas, a palavra de ordem é organização. Abaixo, você confere os conselhos de Gustavo Cerbasi, referência em inteligência financeira e sócio da plataforma de planejamento financeiro SuperRico. O profissional elencou as dicas em entrevista ao site Valor Investe.

Publicidade

4 dicas para restituição do Imposto de Renda

restituição do imposto de renda

(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Autodeclaração

Segundo Gustavo, o ideal seria que o próprio contribuinte fizesse a declaração do IR, principalmente para ter clareza sobre os gastos. Vale lembrar que deve prestar contas quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. O programa da Receita Federal já está disponível para download.

Publicidade

Possibilidades

É importante ficar de olho em alternativas para abater em até 6% impostos que você teria de pagar. Por exemplo, por meio de deduções legais obtidas em contribuições filantrópicas para entidades de proteção à infância, Fundo do idoso e Fundo Nacional de Cultura.

Previdência

De modo geral, despesas com gastos médicos, dependentes e educação são outras possibilidades de abatimento fiscal e diminuição da base de cálculo do IR. Isso, claro, se o contribuinte tiver os comprovantes. Ademais, a contribuição ao INSS e previdência privada também entram nesse grupo. Aliás, a previdência, segundo especialistas, pode servir como uma espécie de “poupança a longo prazo”.

Dedução diferente

Uma alternativa diferente é para quem sofreu perdas em fundos de investimentos. A pessoa pode deduzir parte dos valores da base de cálculo do IR. Neste caso, se o contribuinte, após o desempenho negativo, decide migrar para outro fundo da mesma Pessoa Jurídica e Regime Tributário, há como abater perdas por meio de ganhos futuros. Os detalhes, contudo, valem ser consultados com cada corretora de valores ou banco.

E aí, gostou das dicas para restituição do imposto de renda? Para mais notícias, siga acessando Jornal Manchete!

Publicidade

 

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Conheça sua versão careca na tela do celular

Se você é do tipo que curte uma gracinha nas redes sociais ou tirar onda da cara dos amigos, […]

Leia mais
Veja como assistir TV grátis pelo celular

Se você por acaso gosta de chegar do trabalho e assistir aquelas notícias na TV para ficar por dentro […]

Leia mais
Brasileirão 2021. Veja como assistir pelo celular

Se você é apaixonado por futebol e quer ficar assistir o brasileirão pelo celular, você precisa ler este artigo […]

Leia mais