Publicidade

Confira 7 carros nacionais que têm mais gambiarras

Quer saber quais são os 7 carros nacionais que têm mais gambiarras? Para quem é curioso e adora esses assuntos automobilísticos, continue lendo este artigo. Tem coisas que vão surpreender vocês.

Afinal, dessa forma, talvez você entenda mais o seu carro e como ele funciona. Por isso, confira agora quais são os 7 carros nacionais que têm mais gambiarras. Veja!

Afinal, quais são os 7 carros nacionais que têm mais gambiarras

Em primeiro lugar, é bom destacar que o famoso jeitinho e a gambiarra são patrimônios brasileiro. Dessa forma, nossos “engenheiros” informais conseguem criar soluções para qualquer coisa com o mínimo de custos.

Publicidade

Acontece que isso chegou agora também às montadoras, que muitas vezes desenvolvem carros supostamente novos usando o que têm na prateleira.

No entanto, é bom destacar que essas gambiarras automotivas feitas por montadoras são bem mais complexas que aquele reparo feito em um chuveiro. Apesar disso, elas existem para que a fábrica não precise trazer um modelo mais novo, que exige um investimento grande e pode não agradar ao gosto do brasileiro.

Por isso, se você quer saber quais são os carros ao melhor estilo “Frankstein”, confira a lista dos carros criados de forma inusitada.

Confira 7 carros nacionais que tiveram mais gambiarras ( Imagem: Divulgação)

Chevrolet Opala está na lista dos carros nacionais com mais gambiarras (Imagem: Divulgação)

 

1. Chevrolet Agile

O primeiro da nossa lista é o Agile, que nasceu por um atraso na nova linha de compactos, que viria a ser o Onix.

Assim, como a terceira geração do Corsa havia chegado em 2002 e a concorrência já trazia novidades, a Chevrolet acabou criando um novo compacto usando a base do Celta e do Classic para não ficar defasada.

Publicidade

2. Peugeot 207

Em seguida, temos também esse carro que a filial brasileira também optou por fazer uma gambiarra sobre o 206.

Para isso, colocou uma dianteira mais volumosa e com faróis maiores, fez um painel inspirado no modelo europeu e na traseira, lanternas com novo desenho. Assim nasceu o 207 brasileiro.

3. Ford Ka (2ª geração)

Em seguida, temos ainda o Ford Ka que nasceu como um subcompacto urbano estiloso e esportivo.

No entanto, acabou não dando muito certo no Brasil já que aqui esse tipo de carro precisa ser pau para toda obra. Sem contar que seu desenho não foi bem aceito por aqui.

4. Fiat Mobi

Em seguida, temos ainda a Fiat do Brasil, que é mestre em reaproveitar plataformas. Afinal, a base do Palio, lançado em 1996, foi reaproveitada por uma infinidade de carros por aqui.

Além disso, a arquitetura nem era das mais novas, tinha muito em comum com a do Uno italiano de 1983 — que não é a mesma do nosso, pois aqui tinha um compartilhamento com o 147.

5. Volkswagen Logus e Pointer

Em seguida, você precisa saber que a Auto Latina fez uma parceria entre a Ford e a Volkswagen que gerou muitos casos curiosos, entre eles:

  • o Gol com motor CHT,
  • Escort com motor AP e
  • carros idênticos que só trocavam os emblemas.

6. Ford Del Rey

Depois, temos o famoso Del Rey. Afinal, a Ford do Brasil havia considerado em fazer um carro novo sobre a base do Maverick ou nacionalizar o Sierra, assim como fez na Argentina.

No entanto, a escolha final foi mais anticlimática: usaram a plataforma do Corcel, que data de 1968 para fazer um novo sedã topo de linha mais econômico.

Publicidade

E foi assim que nasceu o Del Rey, um caixote sobre rodas com coração de carro popular e interior luxuoso. Essa gambiarra foi apelidada de Corsário, o “Corcel de Otário”.

7. Chevrolet Opala

Por fim, temos ainda o Opala que tinha o motor funcionando com parafusos e porcas no padrão imperial, enquanto os da carroceria eram no sistema métrico.

Dessa forma, os mecânicos eram obrigados a terem dois jogos diferentes de ferramentas para poder mexer no carro.

Veja também: Saiba como podem ser os carros do futuro segundo a CES

Dessa forma, agora que você sabe quais são os 7 carros nacionais que tiveram mais gambiarras, é só seguir acompanhando para descobrir o que mais a indústria automobilística deve aprontar.

Continue navegando com a gente!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Conheça o interior da primeira Picape Elétrica

Conheça o interior da primeira Picape Elétrica e como ela pretende conquistar seu coração de vez. Afinal, ela reúne […]

Leia mais
Veja como funciona o leilão de veículos recuperados de financiamento

Se você tem pensa em comprar um carro de leilão de veículos recuperados mas fica com o pé atrás […]

Leia mais
Neymar revela chuteira que vai usar na Copa do Mundo

Na última quinta-feira (17), a Puma, patrocinadora de Neymar, divulgou o modelo da chuteira que o brasileiro vai usar […]

Leia mais