Publicidade

Abono Salarial PIS/PASEP é liberado pela Caixa

Redação   |   05-02-2023   |   Economia

Novos pagamentos do Abono Salarial PIS/PASEP foram liberados. Confira o calendário e veja datas que você poderá receber.

Iremos responder todas as dúvidas neste tópico. Têm direito de receber o Abono Salarial PIS/PASEP todo trabalhador com carteira registrada há mais de 5 anos.

Qualquer colaborador independente da empresa, têm direito a receber o Abono Salarial PIS/PASEP mesmo sendo funcionário público.

Publicidade

A conta criada automaticamente é de responsabilidade da empresa efetuar os devidos depósitos mensais referente aos seus ganhos estimados.

Este benefício é recolhido mensalmente e é repassado ao colaborador como um Abono Salarial.

O salário base ideal para o abono é de RS 1.100,00 (Um mil e cem reais). Independente do estado o valor será o mesmo.

O QUE É PIS/PASEP

PIS (Programa de Integração Social) é um benefício liberado para colaboradores registrados sobre o regime CLT. Os meios de pagamentos são gerenciados pela Caixa Econômica Federal.

PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) têm a administração de pagamento pelo Banco do Brasil sendo destinado aos colaboradores públicos (funcionários públicos) registrados pelo regime jurídico ESTATURÁRIO.

Em 07/04/2020 este benefício foi extinto pelo governo por meio da Medida Provisória 946/2020, porém o Abono Salarial foi mantido pelo mesmo.

Confira o calendário de pagamentos do PIS/PASEP

Publicidade

 

COMO CONSULTAR SE TENHO DIREITO AO ABONO SALARIAL PIS/PASEP

Hoje em dia para consultar o Abono Salarial PIS/PASEP  é muito fácil, basta ter celulares ou tablet com acesso à internet para realizar a consulta do mesmo.

Em caso de não possuir internet para a consulta, basta procurar um órgão do governo onde será disponibilizado acesso gratuito para todos.

Lembrando que todo colaborador que possuir conta ativa no banco da Caixa Econômica Federal, o benefício do Abono Salarial será depositado automaticamente. O mesmo serve para funcionários públicos que recebem pela instituição do Banco do Brasil, o benefício será depositado automaticamente em conta.

Existem dois aplicativos de celular na qual você conseguirá consultar se tem o direito ao Abono Salarial, porém você irá precisar ter em mão a carteira de trabalho onde se encontra o número do NIS, fundamental para conclusão da consulta.

Estará disponível o aplicativo CAIXA TEM, nele você poderá consultar o saldo e extrato referente ao Abono Salarial. O mesmo aplicativo é usado para consulta do Auxílio Emergencial.

No aplicativo existe várias funções na qual você irá conseguir recarregar créditos para celular, pagar boletos e até gerar a cartão virtual para compras, além de outras vantagens.

Esse aplicativo lembrando que é destinado para colaboradores do PIS que estão registrados no regime CLT.

Os servidores públicos (PASEP), juntamente com o NIS em mãos poderá baixar o aplicativo de celular “Carteira de Trabalho” e realizar seu cadastro. Lembrando que nele você também vai encontrar várias vantagens, como transferência do valor diretamente para conta bancária.

Publicidade

Outro meio de consulta do abono salarial é o site da Caixa Econômica Federal, lá você encontra a opção “PIS” e logo em seguida “Consulta e pagamento”. Logo após você realizará um cadastro com o NIS, e-mail e CPF em mãos, além de criar uma senha de acesso. Depois de todas essas etapas você terá acesso às informações, como valores e calendário de pagamentos.

Destacando que atualmente o Abono Salarial é contabilizado de acordo com os meses trabalhados na empresa, é sempre bom ficar ligado neste ponto.

Em caso de dúvidas e informações procure uma agência mais próxima da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800 726 0207.

No caso de procura por agência da Caixa, com os documentos em mãos você consegue consultar as datas de pagamentos e em caso de liberação do benefício poderá pedir saque no mesmo momento.

Posts relacionados
Veja o calendário do Auxílio Brasil 2023
Veja o calendário do Auxílio Brasil 2023 Se você é beneficiário do Auxílio Brasil e ainda tem dúvidas
Consulte o valor do seu IPVA 2023
Consulte o valor do seu IPVA 2023 O início do ano é sempre a mesma novela de dívidas e boletos sem
Veja 7 carros hatches que serão lançados em 2023
Veja 7 carros hatches que serão lançados em 2023 Se você está pensando em trocar de carro e curte os modelos
Confira o calendário de saque FGTS 2023
Confira o calendário de saque FGTS 2023 Se você quer saber como sacar o FGTS 2023, está no lugar certo.