Publicidade

Saiba como baixar sua carteira de identidade digital

Redação   |   05-02-2023   |   Notícias

A carteira de identidade digital é um documento com validade nacional que contém os principais documentos, como: título de eleitor, CPF, certidão de nascimento em apenas um lugar, de forma fácil, prática e segura, através do app disponível para download tanto na Play Store (Android), quanto na App Store (iOS).

Para acessar e ter toda essa facilidade no seu dia a dia, leia este artigo até o fim, pois vamos te contar tudo que você precisa saber sobre como funciona, quem pode utilizar, os principais benefícios, entre outras informações importantes sobre a identidade digital.

A digitalização dos serviços e produtos já é uma realidade em todo o Brasil. O mesmo vem acontecendo com o governo federal, que desenvolveu um aplicativo para centralizar todos os documentos principais dos cidadãos.

Publicidade

Como baixar a Carteira de Identidade Digital

O primeiro passo para ter todos os documentos em apenas um lugar é fazer o download do aplicativo diretamente na Play Store (Android) ou App Store (iOS). Depois que o app concluir o download, será necessário realizar o cadastro através da biometria ( da sua digital) ou por meio de uma senha de 6 dígitos.

Em seguida, o sistema aponta um posto de atendimento da sua região para que você conclua o processo, coletando os dados biométricos e sua foto.

Feito isso, será gerado um novo número com 9 dígitos que é o DNI(Documento Nacional de Identificação) .

Mas afinal, o que é a Identidade Digital?

A Identidade Digital nada mais é do que a versão dos seus documentos de forma digital. Neste caso, ao fazer esse simples procedimento, você adquire os principais documentos necessários como:

  • Certidão de nascimento, 
  • título de eleitor, 
  • CPF e diversos outros documentos em um só aplicativo.

Para evitar qualquer tipo de fraude, o sistema disponibiliza apenas um QR Code por usuário. Assim, você pode autenticar todos os documentos disponíveis com muito mais segurança.

Apesar de toda a praticidade disponível atualmente para a emissão da Identidade Digital, é importante lembrar que o documento físico ainda não é dispensável uma vez que algumas instituições ainda exigem a apresentação física em alguns casos. 

Ainda assim, esta nova modalidade de Identidade Digital tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros dada a praticidade e a facilidade no transporte de documentos sem risco de perda ou extravio dos documentos originais. Mas será que todos podem utilizar a Identidade Digital?

Identidade Digital é para todos?

A resposta é sim! Todos os cidadãos que possuem um documento de Identidade podem realizar o cadastro e contar com toda essa facilidade de Tudo que precisam fazer é baixar o app com o documento original nas mãos, concluir o cadastro em um posto de atendimento e pronto! Simples assim.

Publicidade

Toda essa praticidade já é oferecida desde março deste ano em boa parte do país. A fim de evitar downloads necessários, é importante verificar a disponibilidade da ferramenta em sua região.

Até a conclusão deste artigo, os estados que oferecem a Identidade Digital são:

  • São Paulo;
  • Ceará;
  • Acre;
  • Distrito Federal;
  • Maranhão;
  • Goiás;
  • Paraná;
  • Mato grosso;
  • Rio Grande do Sul.

Benefícios da identidade digital

Além de ter muito mais facilidade, a carteira de identidade digital também é extremamente segura. 

Afinal, todas as informações, documentos e dados passam por um rígido sistema de criptografia que, além de gerar um QR Code a cada acesso, ainda informa seu histórico com data e hora dos acessos, para sua verificação sempre que necessário.

Desta forma, toda essa modernização da ferramenta a deixa à prova de e riscos de fraudes bancárias na maioria dos casos.

Outro fator importante é que em se tratar de um documento digital, sua emissão tem sido feita em tempo recorde, muito mais rápido, o que gera uma grande economia para o Estado e para o cidadão.

Em quais situações é possível usar a Identidade Digital

A ideia é que, pouco a pouco, a carteira digital substitua o documento físico uma vez que trata-se de um documento oficial, de validade nacional, emitido pelo próprio estado brasileiro. Desta forma, a Identidade Digital, assim como o documento físico, pode ser utilizada em diversas situações, tais como:

Realização de cadastros

Como a maioria dos cadastros em consultórios, bancos e diversos outros lugares solicitam os documentos que constam na identidade digita, como RG, CPF, Título de Eleitor, bastará apresentar diretamente pelo aplicativo para que se conclua os cadastros pretendidos uma vez que lá já terá todas essas informações.

Em votação

Assim como o e-título, também será possível votar nas eleições nacionais e municipais através da carteira de identidade digital, sem a necessidade de apresentar o documento na sua versão física.

Publicidade

Isso representa mais rapidez no processo eleitoral e uma redução no risco de perda e extravio de documentos.

Apresentação em viagens

Uma grande facilidade que a identidade digital trás é a possibilidade de ser aceita em viagens em todo o território brasileiro ou no Mercosul, onde não é necessário apresentar passaporte, somente o RG

Desta forma, o processo de check-in nas viagens será muito mais rápido e seguro, já que o risco de fraude é mínimo.

Além de ter todos esses benefícios, vale lembrar que com a utilização da carteira digital cada vez maior, ocorrerá naturalmente uma redução na emissão de documentos físicos, representando uma economia financeira para o país e favorecendo ao meio ambiente com documentos que não sofrem nenhum desgaste com o tempo.

 

Posts relacionados
Conheça o novo Honda Civic híbrido
Conheça o novo Honda Civic híbrido Que a Honda sempre inova com seus lançamentos, todo mundo já sabe.
Banda NX Zero anuncia volta aos palcos
Banda NX Zero anuncia volta aos palcos Se você foi um adolescente nos anos 2000 provavelmente se recorda da
Confira detalhes do novo Samsung Galaxy S23
Confira detalhes do novo Samsung Galaxy S23 Se você é fã de tecnologia, já deve estar curioso para saber
5 fones de ouvido para usar na academia
5 fones de ouvido para usar na academia Se você adora malhar ouvindo música mas não sabe quais os melhores