Publicidade

Cientistas estudam usar humanos como antena móveis para 6G

Cientistas já estudam a implantação do sistema 6G. No entanto, o plano agora é bem inusitado. Afinal, a ideia é usar cada ser humano como um sinal possível de internet.

Curiosa essa história, não? Então, veja agora como os cientistas pretendem usar o sinal de 6G. Confira!

Afinal, o que é essa internet 6G via humanos?

Apesar de os sinais da tecnologia 5G ainda estarem em processo de instalação pelo mundo, os cientistas já começam a estudar sobre a próxima geração de sistema móvel: o 6G.

Publicidade

Dessa forma, uma proposta da Universidade de Massachusetts chama a atenção. Isso porque, os pesquisadores sugeriram que os humanos possam ser usados como “antenas móveis” para contribuir com a eficiência do sistema.

Cientistas estudam usar humanos como antena móveis para 6G ( Imagem: Freepik)

Cientistas estudam usar humanos como antena móveis para 6G (Foto: Freepik)

Sendo assim, a tecnologia 5G usa ondas de rádio para codificar e transportar informações 10 vezes mais que a antecessora 4G.

No entanto, o 6G conseguiria chegar em banda ainda maiores, através do sistema Visible Light Communication (VLC).

Publicidade

“O VLC é bastante simples e interessante. Em vez de usar sinais de rádio para enviar informações sem fio, ele usa a luz dos LEDs que podem ligar e desligar, até um milhão de vezes por segundo” , explicou Jie Xiong, professor de informação e ciências da computação da Universidade de Massachusetts, em entrevista.

Acontece que, esse método envolve despejamento de energia na forma de ondas de radiofrequência. Nesse sentido, os cientistas experimentaram diversas formas de capturar e aproveitar esses sinais “vazados”, com bobinas de cobre presos a paredes, telefones e laptops.

Assim, em um desses estudos, eles notaram que uma bobina de fio de cobre no antebraço de uma pessoa poderia ser uma maneira eficiente para capturar a fuga de sinal e foi assim que tudo surgiu.

Como os humanos seriam usados como ‘antenas móveis’? 

Dessa forma, veja o que a equipe de cientistas revelou sobre o assunto:

“Em última análise, queremos ser capazes de colher energia residual de todos os tipos de fontes para alimentar a tecnologia futura”, acrescentou Xiong. Entretanto, toda essa possibilidade ainda é puramente teórica, sendo necessário mais estudos e testes. Os resultados foram apresentados na 20° Conferência ACM sobre Sistemas de Sensores de Rede Incorporados”.

Ou seja, certamente o 6G tem tudo para acontecer em breve enquanto o 5G ainda dá as caras por aqui e promete revolucionar a maneira como nos relacionamos com a internet. Inclusive, você sabe o que seria possível fazer com a implementação da 5G? Confira!

Publicidade

O que será possível fazer com a chegada do 5G?

Entre as atividades que serão possíveis em breve com a internet 5G:

  1. Para-brisa AR: carros poderão ter vidro dianteiro com realidade aumentada para ver mapas, vagas para estacionar, informações de radares entre outras dicas;
  2. Janelas AR: assim como no vidro do motorista, as janelas dos passageiros também ganham realidade aumentada, ideal para entreter as crianças ou pesquisar rotas;
  3. Carros Autônomos: carros conectados, capazes de dirigir sozinhos, poderão usar a conexão para se manterem sempre na rota, receber update sobre a rota, etc.;
  4. Ver através de carros com 5G: é a tecnologia see-through de “transparência” que permite “ver” o exterior do veículo com câmeras, com aprimoramento da imagem usando recursos online em telas internas e evitando pontos cegos;
  5. Entretenimento 5G em carros: ninguém vai precisar baixar conteúdos para crianças assistirem na viagem. A rede 5G será suficiente para assistir jogar online;

Ou seja, se com a 5G já é possível fazer tudo isso, imagina as possibilidades dos recursos do 6G no mundo?

Veja também: Televisão com nível de brilho absurdo é anunciada em feira

Por isso, agora que você sabe a quantas anda a implementação do 6G, é só seguir de olho para saber se vai mesmo dar certo.

Continue navegando com a gente!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts

Cientistas já estudam a implantação do sistema 6G. No entanto, o plano agora é bem inusitado. Afinal, a ideia […]

Leia mais

Cientistas já estudam a implantação do sistema 6G. No entanto, o plano agora é bem inusitado. Afinal, a ideia […]

Leia mais

Cientistas já estudam a implantação do sistema 6G. No entanto, o plano agora é bem inusitado. Afinal, a ideia […]

Leia mais