Publicidade

Dá para comprar carros de leilão sem arrependimentos? Confira!

Nem todos sabem, mas é possível adquirir bons carros, novos ou usados, por um preço bem abaixo de mercado em eventos como leilão de veículos. 

No entanto, como essa é uma das áreas mais visadas por golpistas e estelionatários, é muito importante ter cuidado ao encontrar aquela oferta irrecusável ou imperdível. 

Afinal, veículos fraudados e organizações que não existem são o principal meio de recursos de golpistas desse setor, principalmente em tempos de eventos online por conta da pandemia.

Publicidade

Neste sentido, todo cuidado para não cair em golpes é pouco e vamos te explicar neste artigo como aproveitar todas as vantagens de comprar um automóvel de leilão, sem arrependimentos.

Como comprar carros de leilão de forma segura

Para auxiliar você que deseja participar de um leilão e entrar nesse segmento, nossa equipe editorial, estabeleceu dicas essenciais para você conseguir comprar carros de leilão de forma segura e sem arrependimentos.

1. Atenção ao edital do Leilão

O edital é um documento oficial onde as principais instituições financeiras indicam tudo sobre o leilão, como:

  • Casa de leilão responsável pela realização do evento;
  • data;
  • horário;
  • dia de visitação do pátio, entre outros detalhes;
  • o lance inicial;
  • modalidade de pagamento;
  • especificações do carro;
  • possíveis pendências;
  • condições reais do automóvel, etc.

Ou seja, o edital é a melhor maneira que o consumidor tem de visualizar as informações do veículo e funciona como uma espécie de contrato.

Por esta razão, deve ser lido com muita atenção, para evitar compras equivocadas no futuro.

2. Veja informações do Evento Carros de Leilão

Inicialmente, o primeiro passo para fazer um bom negócio é verificar a localização onde o evento irá acontecer.

Publicidade

Uma forma segura de obter essas informações, é consultando através da internet, em órgãos públicos, jornais locais de sua região, que possuem todos os dados sobre a seriedade dos leiloeiros e suas casas de leilão. Assim, o cidadão define que está participando de um leilão de carros oficial e reduz muito as chances de cair em um golpe.

3. Visite o Pátio dos Carros de Leilão

Outra dica muito importante para quem deseja comprar um carro de leilão de forma segura e sem arrependimentos, é visitar o pátio pessoalmente e conferir os lotes de carros do seu interesse, ao vivo e a cores. 

Assim, além de garantir que o carro de fato existe, ainda poderá realizar uma inspeção real. Nesta visita, caso seja possível, é recomendado também levar alguém que entenda de carros e automóveis para tentar entender melhor o estado mecânico do automóvel.

Vale lembrar que, por conta da pandemia de covid19, as casas de leilão estão disponibilizando vídeos, fotos e vídeo chamadas ao vivo, a fim de ajudar aos participantes que desejam conhecer melhor o estado do veículo, sem precisar sair de casa e se expor ao risco de contaminação. 

Assim, é mais uma modalidade disponibilizada pelas casas de leilão para auxiliar os participantes que não desejem ou não possam comparecer presencialmente ao pátio.

Neste sentido, é válido também verificar o preço do carro na tabela FIPE, assim, você consegue ter uma noção se o lote está de fato valendo a pena ou se é melhor arrematar outro veículo que seja mais vantajoso para o seu bolso.

4. Verifique a conta de Depósito

Outra forma de saber se o negócio é seguro, é identificando as modalidades de pagamento.

Isto é, no momento da efetivação do depósito, referente ao carro arrematado, observe os dados para o qual o pagamento será enviado. 

Publicidade

Normalmente, a conta deve estar no nome do leiloeiro ou de sua casa de leilão oficial. Do contrário, desconfie.

Neste sentido, não é indicado fazer pagamento para contas desconhecidas pois essa é uma das formas mais comuns de cair em um golpe.

Serviços

Atualmente diversas instituições tradicionais organizam leilões de carros. Neste sentido, vale a pena consultar algumas delas: Detran, Caixa e Bradesco.

 

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Whatsapp libera mais usuários nos grupos

Whatsapp libera mais usuários nos grupos para a alegria de quem ama reunir pessoas interessadas no mesmo assunto. Isso […]

Leia mais
PIS 2022 será pago até duas parcelas. Confira as datas!

PIS 2022 será pago até duas parcelas esse ano. No entanto, se você ainda não sabe nada sobre isso, […]

Leia mais
Cuidado! Veja 5 golpes de celulares que estão em alta

Se você quer se sentir mais tranquila para usar seu smartphone, conheça os 5 golpes de celulares que estão […]

Leia mais