Publicidade

Confira 5 dicas para economizar e dar alívio ao seu bolso

Você tem vontade de investir, tirar os seus sonhos do papel e ter estabilidade financeira, porém não sobra grana? Então, está na hora de seguir algumas dicas para economizar.

Neste artigo, você vai conhecer 5 dicas especiais de como poupar o seu dinheiro com maestria e conseguir prosperar aos poucos. Acompanhe a leitura e confira!

Publicidade

1. Conheça o seu orçamento

A princípio, você deve conhecer a sua realidade financeira, a fim de compreender as áreas que mais gasta, bem como procurar formas de aumentar seus ganhos.

Você pode fazer isso por meio de planilhas, softwares, aplicativos ou mesmo o bom e velho caderninho, mas não deixe de apurar os dados do que recebe e gasta todos os dias.

dicas para economizar

(Foto: Banco de imagem)

 

2. Organize suas finanças

Com os dados em mãos, você deve modificar hábitos de consumo e ter disciplina diante dos seus objetivos, pois só assim é possível poupar de maneira eficiente.

Publicidade

Ou seja, evite fazer dívidas a longo prazo, elimine gastos superfluos, coloque boletos básicos no débito automático, faça pesquisa de preços e, se possível, opte por compras à vista.

3. Estipule metas financeiras

Como diria o gato risonho, de Alice no País das Maravilhas, se você não sabe aonde quer ir, qualquer lugar serve. Essa é uma analogia simples da importância de ter um direcionamento.

Faça planos de curtíssimo, curto, médio, longo e longuíssimo prazo, estipulando assim os valores que precisa para cada situação. Pode ser apartamento, carro, viagem, faculdade etc.

Leia também: Construindo um sonho – como se inscrever

4. Utilize métodos para poupar

Um dos princípios primordiais da organização é se orientar por métodos, de modo que consiga se motivar para economizar com afinco.

Você pode dividir os custos fixos e variáveis pelo método 50-30-20, por exemplo, sendo 50% para gastos essenciais, 30% para gastos variáveis e 20% para poupar de fato.

Publicidade

5. Controle sua impulsividade

Talvez essa é uma das dicas para economizar mais essenciais, pois diz respeito também ao seu autoconhecimento e inteligência emocional diante do uso do dinheiro.

Aprender a dizer “não” é algo crucial na vida, de maneira que você consiga reconhecer quais eventos fogem da sua capacidade financeira.

Algo que você não precisa economizar é na leitura, portanto, aproveite que está aqui e veja outros artigos do nosso blog agora mesmo!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Conheça o novo Honda Civic híbrido

Que a Honda sempre inova com seus lançamentos, todo mundo já sabe. Agora, o que nem todo mundo sabe, […]

Leia mais
Auxílio Emergencial é prorrogado por mais três meses. Veja como solicitar

O Presidente da República informou a edição do decreto nesta segunda-feira (5), que prorrogará em período de 3 meses […]

Leia mais
Aprenda a fazer crochê pelo celular

Aprenda a fazer crochê pelo celular conectado a internet. Afinal, essa é uma excelente maneira de aprender uma atividade […]

Leia mais