Publicidade

Imposto de Renda 2023: como consultar restituição

Termina no próximo dia 31 o prazo para declarar o Imposto de Renda 2023. Se você já fez isso, no entanto, já é possível consultar sua restituição por meio do aplicativo para celular e pelo computador.

Por meio dessas duas ferramentas, portanto, o contribuinte pode verificar o calendário, além de checar a situação de sua restituição. Ou seja, pode ver quando, aproximadamente, o valor cairá em sua conta.

Publicidade

Neste artigo, portanto, apresentaremos todas as informações sobre como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023 por meio do aplicativo ou computador. Além disso, indicaremos algumas datas do calendário da Receita Federal. Confira!

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023?

Saiba como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023 pelo celular ou computador

Foto: Reprodução/Receita Federal

O procedimento para fazer a consulta da restituição do IR 2023 é muito simples. O contribuinte pode fazê-lo tanto por meio do site da Receita Federal pelo computador, quanto pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

No segundo caso, o contribuinte deve acessar as lojas de aplicativo de seu sistema operacional de preferência e fazer o download gratuito da ferramenta nos links abaixo:

Publicidade

Ao fazer a consulta, é possível saber o estágio do processamento da declaração. Ou seja, o contribuinte pode certeza se está tudo em ordem com os dados e números que enviou ou se, por outro lado, caiu na malha-fina.

Quando a restituição começa a ser paga?

Os valores da restituição começarão a ser enviados aos contribuintes que já declararam a partir do dia 31 deste mês. A disponibilização ocorrerá em lotes de acordo com a faixa etária, começando pelos cidadãos que têm idade superior aos 80 anos.

Já o segundo lote corresponde aos contribuintes acima de 60 anos ou com deficiência ou doença grave, a partir do dia 30 de junho.

Em 31 de julho, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério começarão a receber a restituição. No mesmo dia do mês seguinte, aqueles que declararam o IR no formulário pré-preenchido ou solicitaram o depósito via PIX recebem a restituição.

Por fim, os demais contribuintes receberão a restituição a partir de 29 de setembro.

Publicidade

Leia também: 4 dicas para restituição do Imposto de Renda

Quer conferir mais notícias como esta? Então, continue lendo o Jornal Manchete!

 

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Veja como aprender inglês pelo celular

Aprender inglês, hoje em dia, é essencial por diversos motivos, entre eles o mercado de trabalho. Um profissional tem […]

Leia mais
Veja a previsão do tempo pelo celular

Veja a previsão do tempo pelo celular de um jeito simples, prático e fácil. Afinal, essa é uma das […]

Leia mais
Cuidado! Veja 5 golpes de celulares que estão em alta

Se você quer se sentir mais tranquila para usar seu smartphone, conheça os 5 golpes de celulares que estão […]

Leia mais