Publicidade

Veja como funciona o leilão de veículos recuperados de financiamento

Redação   |   05-02-2023   |   Leilões

Se você tem pensa em comprar um carro de leilão de veículos recuperados mas fica com o pé atrás achando que pode ser uma fria, que vai gerar grandes prejuízos e arrependimentos, você não está sozinho, afinal, os riscos realmente existem.

Porém, é possível comprar um bom carro, com preço bem abaixo do de mercado e de uma forma segura. Afinal, muitos dos carros de leilão foram recuperados por conta da inadimplência do financiamento, sem muitos problemas mecânicos e nem danos graves.

Por isso, se você quer saber como funciona, as principais vantagens e desvantagens do leilão de veículos recuperados de financiamentos, leia este artigo até o final, pois tem informações preciosas para você.

Publicidade

Como funciona o leilão de veículos recuperados de financiamento?

Quando falamos de carros recuperados, estamos falando de inadimplência do financiamento. Afinal, não é de hoje que os brasileiros são apaixonados por carros, porém, com o alto custo dos veículos no Brasil, nem sempre o comprador consegue arcar e acaba precisando devolver o veículo a financeira, conforme previsão contratual.

Isso acontece porque, quando uma pessoa compra o carro financiado, o mesmo serve como garantia de pagamento. Ou seja, em caso de inadimplência, o banco pode retomar o bem.

Assim, como forma de reduzir os prejuízos causados pela falta de pagamento, os bancos encaminham os veículos recuperados para o leilão. 

Como os bancos não possuem experiência neste tipo de transação, os carros são leiloados por casas de leilão. Assim, todos os trâmites relativos ao evento, lances e arrematações ficam a cargo delas até a liberação do veículo.

Por se tratar de uma recuperação, muitas vezes é possível arrematar um veículo seminovo, em bom estado de conservação, por menos de 50% do valor praticado no mercado. 

Por isso, fazer uma boa transação através do leilão de carros recuperados pode ser uma excelente maneira de comprar um primeiro carro ou até mesmo trocar por outro mais confortável, por um custo menor.

Vantagens do leilão de veículos recuperados de financiamento

Preço baixo

Publicidade

A principal vantagem de comprar um carro de leilão é o preço, já que é possível negociar bons carros com 30% de desconto do valor da tabela FIPE.

Boa qualidade

Por serem carros financiados que estavam sendo utilizados por seus donos, normalmente costumam apresentar um bom estado de conservação.

Desvantagens de comprar veículos recuperados de financiamento

Manutenção

Apesar dos carros recuperados em sua maioria apresentarem um bom estado de conservação, nem sempre é assim. Por isso, é sempre indicado reservar uma quantia para resolver qualquer pendência sem aperto.

Sem revisão antes da compra

Esse é um dos pontos mais nebulosos para quem pensa em comprar um veículo recuperado em leilão. Afinal, não é possível saber muitos detalhes sobre o estado de conservação do carro, não é possível ligar o carro e o bem será entregue a você no estado em que se encontrar. Então, realmente, é um risco que precisa ser calculado pelo arrematante.

Pagamento à vista

Ao contrário do financiamento, apesar do custo ser menor, o arrematante precisa desembolsar o custo do carro à vista, dentro do prazo, sob pena de precisar pagar multa. 

Por isso, antes de dar lances por aí, é muito importante ter todas as informações para não tornar algo que tem tudo para ser bom em um verdadeiro pesadelo.

Taxas em atraso

Esse é um ponto fundamental pois apesar de alguns leiloeiros quitarem os débitos do carro, alguns entregam os mesmos com débitos a serem administradas pelo comprador. Não ter essa informação pode dar um prejuízo grande já que, em alguns casos, os débitos podem ultrapassar o valor do caro e tornar a transação totalmente inviável.

Dificuldade com seguradora

Além dos cuidados apontados acima, é importante pesquisar bastante já que  muitas seguradoras não aceitam trabalhar com veículos de leilão. Por isso, ter um carro confortável, que chame atenção do jeitinho que você sonhou, pagando pouco mas sem conseguir colocar no seguro pode te fazer amargar grandes prejuízos. 

Desvalorização do automóvel

Sempre que se negocia um veículo de leilão, o preço dele despenca na hora da revenda. Ele perde o valor de mercado de forma significativa por alguns motivos apontados acima.

Publicidade

Talvez, você tenha percebido que as desvantagens são bem maiores do que as vantagens, não é? Porém, é muito possível fazer boas transações com carros recuperados em leilões. 

Tudo que precisa fazer é analisar com cuidado o histórico da casa de leilão, verificar se tem dívidas que serão quitadas antes da liberação do veículo, identificar se vai ser possível ter um seguro, entre outras dicas que demos aqui neste artigo para que, assim, você se sinta seguro para arrematar seu carro dos sonhos, pagando pouco, sem medo de ser feliz.

Uma das famosas financeiras que realiza aqui todos os detalhes deste leilão.

 

Posts relacionados
5 melhores sites de leilão de carros e motos
5 melhores sites de leilão de carros e motos Se você sonha em comprar um carro de leilão, em bom estado, pagando
Como comprar carro no Leilão do Bradesco
Como comprar carro no Leilão do Bradesco Se você sempre teve curiosidade de como comprar um carro no leilão
Conheça o Leilão de Carros da Receita Federal
Conheça o Leilão de Carros da Receita Federal Não é difícil encontrar quem queira comprar um carro novo ou
Veja o Leilão de Carros da Caixa Econômica Federal
Veja o Leilão de Carros da Caixa Econômica Federal Já imaginou comprar um carro pelo leilão da Caixa e economizar