Publicidade

Leilões de veículos online – Como Funciona

Redação   |   25-09-2022   |   Leilões

Tem cada vez mais pessoas aderindo aos leilões de veículos online por conta dos preços acessíveis dos carros, que costumam ser ofertados bem abaixo do preço de mercado.

Há ainda quem se aventure a comprar automóveis para revender, tamanha a vantagem financeira, dada a alta lucratividade na transação.

A partir de 2020, os leilões de veículos online ficaram ainda mais famosos já que começaram a ser feitos também na modalidade online em que, independente de onde se esteja, é possível participar de leilões de veículos online e dar lances nos veículos disponíveis e em boa parte dos casos, em excelente estado de conservação.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto.

De onde vem os carros leiloados

Nem todo mundo sabe, mas a maior parte dos veículos dos leilões de veículos online foram apreendidos por falta de pagamento, seja de impostos, seja de valores de financiamento em aberto.

Publicidade

Assim, após o prazo legal para regularização dos veículos, os carros são direcionados para leilões de veículos online e podem ser adquiridos por qualquer pessoa maior de idade.

Como funciona o Leilão de Veículos online

Os leilões de veículos online acontecem de forma virtual ou presencial. A grande vantagem do online é que dá para demonstrar interesse e fazer lances sem sair de casa e sem precisar ir até o leiloeiro. 

Ou seja, é muito mais praticidade e facilidade. Quem participa desta forma promete que a concentração para realização dos lances é maior e a ansiedade menor. 

Para começar a participar do leilão online, o interessado precisa se cadastrar no site do leiloeiro antes do leilão começar. 

Normalmente, esta informação consta no site oficial do Detran do seu estado, diretamente no edital do leilão.

Além de indicar o leiloeiro responsável, no edital também contém informações importantes como: 

  • os veículos disponíveis, 
  • possíveis custos extras,
  •  regras do leilão, 
  • data de visitação, 
  • data de retirada e muito mais. 

Por tudo isso, é indicado fazer uma boa leitura do edital para garantir o sucesso do negócio e fazer um bom arremate.

Importante verificar se no site do leiloeiro consta o certificado (HTTPS), o cadeado que indica que o site é seguro e que seus dados estão protegidos. 

Afinal, todo cuidado é válido para evitar cair em golpes e fraudes. 

Benefícios de adquirir um carro de leilão?

Primeiramente o preço. Afinal, os leilões de veículos online do Detran possuem carros muitas vezes novos, em bom estado de conservação, por um custo de cerca de 70% abaixo do valor da tabela FIPE.

Publicidade

Ou seja, é possível fazer uma boa economia adquirindo carros neste tipo de transação quando falamos de veículos para utilização própria. 

Agora, há ainda quem participe deste tipo de leilão para adquirir carros para revenda. Nestes casos, a vantagem é ainda maior já que, além de recuperar o valor investido, ainda é possível ter um bom retorno financeiro.

No entanto, apesar de todas as vantagens, é importante dizer que não é possível avaliar a mecânica do carro ou fazer qualquer tipo de teste pois todos os veículos são comercializados no estado em que se encontram.

A única coisa que pode ser feita para reduzir os riscos de adquirir um veículo que precise de grandes reformas é avaliar de forma superficial o estado de conservação geral do carro e a lataria. 

Como um carro chega até o leilão de veículos online?

Quando um veículo é apreendido por alguma irregularidade, o proprietário tem o prazo de 30 dias para proceder com a regularização da sua situação. Após esse prazo e diante do silêncio do mesmo, o veículo é encaminhado para ser leiloado.

Importante ressaltar que não existe qualquer risco do carro retornar para o proprietário já que o mesmo não pode arrematar o veículo apreendido. 

Veja como funciona os leilões online

Desta forma, todos os envolvidos estão seguros e podem realizar seus lances e arrematar os bens de forma 100% segura e oficial, pois somente a regularização vai trazer o direito a liberação e retirada do carro ou da moto do pátio em que se encontre.

Onde saber sobre a agenda de leilões online?

A forma mais segura e eficaz de se preparar para os leilões é verificando diretamente no site oficial do Detran da sua Cidade. 

Lá, eles possuem uma página específica onde é possível verificar todos os editais com as informações necessárias para que o interessado participe de forma simples e segura, com todos os detalhes sobre o evento.

É possível ver o veículo?

Sim! Muitas pessoas se sentem inseguras de adquirir um veículo de leilão online sem que possam ver, mas a realidade é que não precisa ser desta forma.

Tudo que é preciso é estar atento ao que dispõe o edital sobre a data específica para este fim. Ou seja, no próprio edital consta uma data em que é possível que os interessados possam fazer uma visita e ver os lotes disponíveis para o leilão.

No entanto, é importante destacar que nem mesmo nessa visita é possível ligar os veículos já que estão parados há semanas e muitos até com a bateria descarregada.

Importante ter em mente também que o veículo arrematado será entregue ao arrematante exatamente no estado em que se encontre e assim, caso apresente qualquer tipo de problema futuro, não há qualquer garantia por parte do Detran.

Publicidade

Assim, antes participar de um leilão de veículos online é importante se atentar para possíveis riscos já que existe a possibilidade dos prejuízos futuros ficarem sob a responsabilidade do comprador. 

Leiloeiros famosos para economizar

Além dos leilões ofertados pelo Detran, há ainda outros que podem oferecer vantagens interessantes para quem deseja adquirir veículos variados como motos, carros, caminhões e até maquinário pesado com preços atraentes e competitivos  que podem estar mais baratos que o próprio Leilão do Detran. Veja a lista abaixo e aproveite:

  • Leilão Oficial de Veículos – Diversas Marcas e Modelos
  • Minas Gerais Leilões – Leilão Veículos Online
  • Santander Financiamentos
  • Milan Leilões
  • Freitas Leiloeiro – Freitas Leilões
  • Leilões Brasil
  • Sato Leilões
  • Leilomaster – Veículos – Motos – Caminhões
  • VIP Leilões

Como retirar o carro arrematado?

Para retirar os carros dos leilões de veículos online, é preciso fazer o pagamento integral da arrematação até a data prevista no Edital do Leilão. Normalmente, esse prazo é de 30 dias para retirar o veículo do local em que se encontra.

Caso o arrematante não conclua a transação até o prazo estipulado no edital, pode existir a cobrança de multa correspondente a 2% do valor do carro, por dia de atraso.

Por isso, é muito importante se atentar às datas para que não perca nenhum prazo e seja gerado um problema ainda maior. Porém, uma vez quitado o valor do lance vencedor, basta o comprador ir até o pátio e fazer a retirada do veículo sem nenhum problema.

 

Posts relacionados
5 melhores sites de leilão de carros e motos
5 melhores sites de leilão de carros e motos Se você sonha em comprar um carro de leilão, em bom estado, pagando
Como comprar carro no Leilão do Bradesco
Como comprar carro no Leilão do Bradesco Se você sempre teve curiosidade de como comprar um carro no leilão
Conheça o Leilão de Carros da Receita Federal
Conheça o Leilão de Carros da Receita Federal Não é difícil encontrar quem queira comprar um carro novo ou
Veja o Leilão de Carros da Caixa Econômica Federal
Veja o Leilão de Carros da Caixa Econômica Federal Já imaginou comprar um carro pelo leilão da Caixa e economizar

4 respostas para “Leilões de veículos online – Como Funciona”

  1. Perivaldo Novais de souza disse:

    Gostaria de comprar um destes carro ai tem como

  2. Jaqueline disse:

    Como faço pra comprar um carro desses do Leilão?

  3. Remerson Santos disse:

    Muito

  4. fernando nicola judice lopes barbosa disse:

    Desejaria me cadastrar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.