Publicidade

Bolsonaro diz que economia está em perfeita recuperação

Débora   |   09-12-2022   |   Economia

Na última quinta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro discursou sobre a economia do Brasil na 77ª Assembleia Geral da ONU. Ele abriu os debates da reunião e fez declarações sobre a situação do país perante a crise mundial. Saiba mais!

Veja as declarações de Bolsonaro na ONU

presidente Bolsonaro discursando com bandeira do Brasil atrás

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Publicidade

Economia

O presidente Bolsonaro afirmou, em seu discurso na ONU, que o Brasil está com a  “economia em plena recuperação”. 

Além disso, ele também destacou algumas das principais obras realizadas até 2022, como a obra de transposição do Rio São Francisco e outros projetos de saneamento básico e gás natural. Portanto, segundo Bolsonaro: 

“A economia voltou a crescer. A pobreza aumentou em todo o mundo sob o impacto da pandemia. No Brasil, ela já começou a cair de forma acentuada.”.

Publicidade

“Os números falam por si só. A estimativa é de que, no final de 2022, 4% das famílias brasileiras estejam vivendo abaixo da linha da pobreza extrema. Em 2019, eram 5,1%. Isso representa uma queda de mais de 20%”, ele completou.

PIB, inflação e desemprego

Além dos projetos econômicos de seu governo, o presidente Bolsonaro também citou outros números sobre a inflação, o desemprego e o PIB (Produto Interno Bruto) do país. Em suma, ele destacou números positivos na economia do Brasil. 

“Em 2021, o Brasil foi o quarto maior destino de investimento estrangeiro direto do mundo. Nosso comércio exterior alcançou a marca histórica de 39% do PIB, mesmo diminuindo ou zerando impostos de milhares de produtos.”, ele disse.

“No plano interno, também estamos batendo recordes em três áreas: arrecadação fiscal, lucros das empresas estatais e relação entre dívida pública e PIB”, ele afirmou. 

Publicidade

Ademais, o presidente Bolsonaro também enfatizou melhorias nos negócios por meio dos projetos “Lei de Liberdade Econômica” e a “Lei de Start-ups”.

Por fim, Bolsonaro deixou a cidade de Nova York em direção a Brasília.

Quer acompanhar outras notícias do Brasil e do mundo? Então, leia nossos outros artigos!

Posts relacionados
Confira 5 dicas para economizar e dar alívio ao seu bolso
Confira 5 dicas para economizar e dar alívio ao seu bolso Você tem vontade de investir, tirar os seus sonhos do papel e ter
Taxa de desemprego continua caindo no Brasil
Taxa de desemprego continua caindo no Brasil A taxa de desemprego caiu para 8,7% no último trimestre, a menor
Paulo Guedes afirma que a economia pode aumentar 3% em 2022
Paulo Guedes afirma que a economia pode aumentar 3% em 2022 No dia 14 de setembro, em um encontro com empresários, o ministro da
PIS 2022 será pago até duas parcelas. Confira as datas!
PIS 2022 será pago até duas parcelas. Confira as datas! PIS 2022 será pago até duas parcelas esse ano. No entanto, se