Publicidade

Vale a pena participar de um leilão de motos financiadas? Descubra

Redação   |   05-02-2023   |   Leilões

Muitas pessoas ainda perguntam se vale a pena conquistar sua moto própria pelos leilões por conta de muitas restrições que acontecem de vez em quando em alguns casos. Se você quer saber se ainda vale a pena participar de um leilão de motos financiadas, veja este artigo até o final para saber as principais vantagens e desvantagens de participar deste tipo de transação. Veja.

Principais motivos para participar de um leilão de motos financiadas

#1 São motos de boa procedência

Normalmente, as motos estão em circulação, funcionando normalmente até que são apreendidas por falta de pagamento. Ou seja, o estado de conservação é considerado bom na maioria dos veículos.

Publicidade

#2 São motos novas

Isso porque, a maioria das financeiras só financia motos novas, ou seja, não será possível encontrar motos com mais de 5 anos disponíveis para arrematação nos lotes dos leilões. Por isso, o leilão é ainda uma boa oportunidade de adquirir motos novas com um valor menor do praticado no mercado.

#3 Maior custo benefício

Falando em desconto, é possível adquirir uma moto de leilão com descontos interessantes de 30% a 70% abaixo do valor de mercado. Ou seja, é possível comprar motos de boa procedência, novas e economizar bastante na transação. Porém, é importante ter em mente alguns detalhes.

O que observar na hora de comprar uma moto de leilão

#1 existência de multas

Ao dar um lance em um veículo, o arrematante precisa ter ciência que, caso exista algum débito, este ficará a cargo dele. Essa informação constará no edital disponibilizado. Por isso, é muito importante ler atentamente para evitar prejuízos posteriores na hora de regularizar o veículo.

Publicidade

#2 Estado de conservação 

Apesar da maioria das motos estarem em bom estado de conservação, é importante resguardar parte do valor disponível para eventuais manutenções. Afinal, após a liberação do bem, todos os custos ficam a cargo do arrematante.

# O banco não se responsabiliza

Isso significa dizer que, caso a moto tenha dívidas de IPVA ou multas de trânsito, ou ainda, se precisar de qualquer tipo de serviço mecânico, o banco não se responsabilizará. Ou seja, é importante verificar esses detalhes antes de dar o lance e seguir com a transação.

# o pagamento é feito de forma a vista

O pagamento do leilão de moto financiada é feito de forma a vista, ou seja, em cash, antes da liberação do veículo. Em caso de falta de pagamento, isso pode gerar prejuízos ainda maiores ao arrematante como o pagamento de multas.

Publicidade

Como participar do leilão de motos financiadas

Agora que você já sabe os principais prós e contras deste tipo de transação, que tal começar agora mesmo a fazer suas pesquisas? Nos sites das principais instituições financeiras existe a possibilidade de buscar pelos leilões oferecidos por elas bem como às casas de leilões parceiras, datas, horários e outras informações.

É só escolher a de sua preferência, ter atenção na hora de fazer seus negócios e dar seu lance. Lembrando que é muito importante estar atendo as fontes de informações buscadas pelo usuário na hora do negócio para não obter problemas.

Posts relacionados
5 melhores sites de leilão de carros e motos
5 melhores sites de leilão de carros e motos Se você sonha em comprar um carro de leilão, em bom estado, pagando
Como comprar carro no Leilão do Bradesco
Como comprar carro no Leilão do Bradesco Se você sempre teve curiosidade de como comprar um carro no leilão
Conheça o Leilão de Carros da Receita Federal
Conheça o Leilão de Carros da Receita Federal Não é difícil encontrar quem queira comprar um carro novo ou
Veja o Leilão de Carros da Caixa Econômica Federal
Veja o Leilão de Carros da Caixa Econômica Federal Já imaginou comprar um carro pelo leilão da Caixa e economizar