Publicidade

Veja como consultar seu PIS/PASEP pelo celular

Imagina você transferir seu PIS/PASEP para conta bancária sem precisar sair de casa com ajuda do seu celular? Vamos te mostrar que isso é possível.

Nos dias atuais ficou muito prático consultar o saldo do abono salarial PIS/PASEP. Tudo isso você faz dentro de sua casa com seu celular em mãos.

Publicidade

O QUE É PIS/PASEP?

Instituído pela lei (Lei Complementar n° 7/1970 para PIS) e (Lei Complementar n° 8/1970 para PASEP), o fundo de investimento do trabalhador chamado PIS/PASEP é uma contribuição paga por empresas e órgãos públicos, com uma conta conectada ao colaborador.

Publicidade

A Caixa Econômica Federal é responsável pelos pagamentos do programa PIS (Programa de Integração Social).

O Banco do Brasil é a instituição responsável pela forma de pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

O benefício PIS/PASEP passa pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Este fundo é responsável pelo abono salarial e pagará o benefício seguro desemprego e também o PIS/PASEP.

Publicidade

QUEM PODE RECEBER O PIS/PASEP?

A pessoa para conseguir o benefício precisa estar enquadrada em alguns requisitos pedidos pelo programa, são eles:

  • Pelo menos 5 anos ter trabalhado de carteira assinada (até o ano-base do recebimento);
  • Pelo menos 30 dias no ano ter trabalhado com carteira assinada (mínimo de prazo para recebimento hoje);
  • Até 2 salários mínimos de teto salarial mensal (considerando o valor do salário mínimo R$ 1.100,00);
  • Todos os dados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) estar corretamente cadastrado;
  • Seu abono salarial PIS/PASEP estará disponível se estiver corretamente dentro desses requisitos.

    Veja as datas de pagamentos do PIS/PASEP

QUAL LUGAR PARA SACAR O PIS/PASEP?

  • Se por acaso você já estiver realizado a transferência do valor para sua conta bancária, o PIS/PASEP poderá ser sacado em qualquer agência bancária da Caixa Econômica Federal. Se sua conta for digital, você conseguirá realizar transferências e saques para qualquer agencia com rede 24 hrs.
  • Nas agências da Caixa Econômica Federal ao realizar o saque você precisará de documentos pessoais com foto, seja ele RG, CNH, Passaporte ou Carteira Funcional, Identidade Militar e principalmente estar com o número do seu NIS em mãos. Lembrando que o NIS fica marcado em sua carteira de trabalho.
  • O trabalhador poderá sacar seu PIS/PASEP no caixa eletrônico se ele estiver em mãos o Cartão Cidadão Caixa. No caso de não ter, deverá comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal com os documentos citados acima.
  • Com a consulta da data de pagamento verificada e com NIS em mãos você poderá realizar o saque do seu benefício em qualquer agência da lotérica.

QUAIS ETAPAS PARA CONSULTAR O SALDO?

  • Com acesso à internet no tablet ou celular, você conseguirá consultar seu saldo
  • Baixe o aplicativo CAIXA TRABALHADOR que fica na galeria de aplicativos do seu aparelho.
  • Logo em seguida, precisará efetuar um login, se por acaso já estiver cadastro concluído. Se caso não, precisará realizar um cadastro na hora com documentos pessoais em mãos como Nome completo, número do NIS, CPF, Data de nascimento e criar uma senha para acesso.
  • Ao entrar no aplicativo com seu login e senha, você poderá desfrutar dos benefícios como consultar saldo e também adicionar dados bancários para transferência do benefício.
  • O mesmo aplicativo usado pelo Auxílio Emergencial chamado CAIXA TEM poderá também ser utilizado. Nele precisará também de seu login e sua senha para acesso.
  • Vários benefícios você vai encontrar também no aplicativo “CAIXA TEM” como pagar boletos, realizar transferências, recarga de celular, gerar cartão virtual para compras online e também utilizar tecnologia bancária PIX.

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts

Imagina você transferir seu PIS/PASEP para conta bancária sem precisar sair de casa com ajuda do seu celular? Vamos […]

Leia mais

Imagina você transferir seu PIS/PASEP para conta bancária sem precisar sair de casa com ajuda do seu celular? Vamos […]

Leia mais

Imagina você transferir seu PIS/PASEP para conta bancária sem precisar sair de casa com ajuda do seu celular? Vamos […]

Leia mais